Visita Pastoral à Vigararia III

Como já foi noticiado, no primeiro trimestre de 2016 as paróquias da Vigararia III, a que S. Francisco Xavier pertence, recebem a Visita Pastoral dos bispos da diocese.

A Visita Pastoral inicia-se no dia 09 de Janeiro, às 10h00, com um encontro no Salão Paroquial de Santa Isabel, para o qual estão convidados o clero e os mesmos dos Conselhos Pastorais, ou equivalentes, das paróquias da Vigararia.

O encerramento vai decorrer no dia 13 de Março, com uma Celebração Eucarística em Santa Maria de Belém, às 16h00.

A visita à nossa paróquia será feita pelo Bispo D. José Traquina e está marcada para de 02 a 07 de Fevereiro.

O Bispo Auxiliar de Lisboa irá visitar: Lugares de Culto da Paróquia – Comunidades Religiosas/Institutos Seculares – Instituições da Paróquia ou com ligação à Paróquia – Escolas Católicas – Doentes, nomeadamente os que colaboram
na Paróquia e outros impedidos de vir à Igreja, – Juntas de Freguesia, Bombeiros e outras Instituições que manifestarem desejo de receber a visita pastoral do Bispo.

Como não podia deixar de ser, continuamos a preparação para a Visita Pastoral, a nível interno ou da vida paroquial, bem como a nível externo ou das «forças vivas» da Paróquia.

O Prior visitou e cumprimentou o Presidente do Agrupamento Escolar. Este Agrupamento tem 2 Escolas Secundárias (Paula Vicente e  Restelo) e mais 5 Escolas do Ciclo, com um universo de 2500 alunos.

Em Caselas tivemos uma reunião para iniciarmos a Preparação para a Visita Pastoral.

Contas do Arraial 2015

Apuradas as contas, depois de terem sido concluídos todos os pagamentos, o Arraial da nossa Paróquia teve um saldo positivo de cerca de 6.200 euros.

Bem-haja a todos os que colaboraram e quiseram estar presentes connosco nos três dias de Arraial.

Devoção dos Primeiros Sábados

Na nossa Paróquia, inicia-se no próximo dia 07 de Novembro a Devoção dos Primeiros Sábados.

No primeiro sábado de cada mês haverá Meditação às 17h45, seguida de Terço às 18h00 e Missa às 18h30.
As confissões mantêm o horário habitual na Paróquia.

 

Na Aparição do dia 13 de Julho de 1917, anunciou Nossa Senhora em Fátima: "Para impedir a guerra virei pedir a consagração da Rússia ao meu Imaculado Coração e a Comunhão Reparadora nos Primeiros Sábados".

Esta última devoção veio explicá-la, aparecendo à Irmã Lúcia a 10-12-1925, em Pontevedra, Espanha.

Disse então: "Olha, minha filha, o meu coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfémias e ingratidões. Tu, ao menos, procura consolar-me e diz que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos os que, no Primeiro Sábado de cinco meses seguidos, se confessarem, receberem a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem companhia durante quinze minutos, meditando nos 15 mistérios do Rosário com o fim de me desagravar".

Lúcia escreveu mais tarde: "Da prática da Devoção dos Primeiros Sábados, unida à consagração ao Imaculado Coração de Maria, depende a guerra ou a paz do mundo".

A Devoção dos Primeiros Sábados consiste em:

1. Confissão. Para preparar cada Primeiro Sábado é precisa uma confissão com intenção reparadora.
A esse respeito Lúcia perguntou: — "Meu Jesus, e as (pessoas) que se esquecerem de formar essa intenção (reparadora)? Jesus respondeu — Podem formá-la na confissão seguinte, aproveitando a primeira ocasião que tiverem para se confessar".

2. A Comunhão Reparadora.

3. O Terço.

4. A meditação, durante 15 minutos, fazendo companhia a Nossa Senhora, de um só mistério, de vários ou de todos.

 

A devoção dos 5 Primeiros Sábados foi aprovada pelo Bispo de Leiria a 13-9-1939, em Fátima.

Catequese 2015/2016

As inscrições para a Catequese ainda estão abertas e a ficha pode ser descarregada aqui e enviada por e-mail para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

A ficha de inscrição também está disponível no Secretariado Paroquial.

Quaisquer pedidos de informação ou esclarecimento sobre a Catequese devem ser enviados para o endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

A Equipa da Catequese da Paróquia de S. Francisco Xavier

 

Exposição Pintar a Música

Exposição de Constança Pinheiro, nossa paroquiana, que estará aberta de 11 a 26 de Abril, no Baptistério da nossa Igreja Paroquial.

Pode ser visitada das 10h00 até 13h00 e das 16h00 até 19h00, todos os dias, menos à 2ª feira.