Conselho Pastoral

Na sua primeira reunião de trabalho, realizada no passado mês de Dezembro, o recém constituído Conselho Pastoral da Paróquia de São Francisco Xavier adoptou como tema orientador para o ano pastoral em curso (2017/2018) “Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a Fé.”

Importa contextualizar esta iniciativa. Recordamos que a Constituição Sinodal de Lisboa (CSL) publicada em Dezembro de 2016, por ocasião do encerramento da assembleia consultiva convocada em 2014, correspondendo aos desafios lançados pela Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (A alegria do Evangelho) acerca dos caminhos que a Igreja Diocesana é chamada a percorrer em homenagem à sua vocação missionária e evangelizadora, destacou a tríplice dimensão profética, sacerdotal e real em que se baseia a sua acção pastoral, apontando como linha de orientação, entre outras, “Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé”.

A Palavra de Deus tem uma importância nuclear na vida da Igreja, no percurso de fé dos crentes e na construção da sua própria personalidade. Ela faz nascer a Igreja e desperta a fé em cada momento da vida. Assim, torna-se urgente recolocar a Palavra de Deus no centro das comunidades cristãs, mobilizando os recursos necessários para que seja conhecida, escutada, meditada, rezada, celebrada, cantada, vivida, testemunhada e bem proclamada (cf. EG 174-175).

Nesse âmbito, foram definidos os seguintes pontos programáticos:

«Promoção da leitura orante da Escritura e a formação bíblica», para o que podemos seguir o itinerário de lectio divina da Verbum Domini, 87, e aproveitar melhor o que a Faculdade de Teologia, o Instituto Diocesano da Formação Cristã e outras iniciativas repetidamente nos oferecem.

Assegurar «a sua presença em todos os momentos da evangelização».

Garantir «o seu papel fundamental nos processos de conversão e de crescimento na fé e de discernimento das motivações para seguir Jesus», que hão-de coincidir essencialmente com os episódios biblicamente transmitidos e assim mesmo se autenticam.

Igualmente «o seu lugar estruturante na definição dos itinerários catequéticos».

E também «merece especial destaque a homilia, baseada nos trechos proclamados e na tradição viva da Igreja».

A seu tempo, a Paróquia de São Francisco Xavier divulgará as iniciativas que pretende levar a cabo com a finalidade de dar plena concretização aos objectivos enunciados, recordando fraternalmente que cabe a todos os crentes serem instrumentos vivos da transmissão da Palavra Divina.

Cónego José Manuel Santos Ferreira