Baptismos

Os sacramentos do Baptismo ou do Casamento podem ser celebrados na Paróquia de S. Francisco Xavier em três templos: Nova Igreja Paroquial, Igreja de Caselas e Ermida de S. Jerónimo.

Estes Templos são muito solicitados para as Celebrações, pelo que é necessário fazer a marcação com muita antecedência.

O primeiro contacto para as marcações pode ser presencial (Rua João Dias, 53 - 1400-221 Lisboa), no horário 16h00-19h00 de 3ª a sexta-feira e 10h00-13h00 ao sábado, por telefone (210966989), no mesmo horário, ou por e-mail para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Será sempre necessário, pelo menos, um contacto presencial.

Aos Domingos e Feriados Religiosos não se realizam baptismos na Ermida de S. Jerónimo.

Para os baptismos neste templo, nos restantes dias, os nubentes devem trazer celebrante.

Tanto para os Baptismos como para os Casamentos com celebrantes de fora da Paróquia é necessário indicar o nome completo do Sacerdote ou do Diácono, onde exercem o seu múnus pastoral e se pertencem a alguma Comunidade Religiosa.

 


A decoração será da responsabilidade dos interessados, a ser combinada com antecedência. Para casamentos aos sábados, a decoração deve ser feita na véspera, 6ª feira, entre 16H00 e as 18H00.

Não é permitido espalhar flores ou pétalas, no chão da Igreja. A decoração dos bancos corridos só pode ser feita por meio de atilhos, nunca com fita cola.

Havendo mais que um casamento, no mesmo dia, não será possível alterar a decoração da Igreja. As noivas desse dia terão de combinar uma decoração conjunta e, eventualmente, partilhar as despesas.


Segundo as normas litúrgicas, não é permitido ornamentar com flores, no Tempo da Quaresma que vai da Quarta-feira das Cinzas até à Quinta-feira Santa.

Não há celebrações no Tríduo Santo.

 

 

 

A - BAPTIZADOS

Pedido de Baptismo

Estimados pais

É com o maior gosto que registamos o pedido de baptismo
do(a) vosso(o) filho(a) ____________________________________________________.

E pedimos a vossa melhor atenção para os seguintes pontos:

1. Se não residirdes na área da Paróquia de S. Francisco Xavier, devereis dirigir-vos à paróquia da vossa área de residência, a fim de obter o documento de transferência para baptizar o(a) vosso(a) filho(a) nesta paróquia.

2. É requerida uma reunião de preparação para o Baptismo, destinada aos pais e padrinhos, que poderá ser feita nesta Paróquia de S. Francisco Xavier, ou então na paróquia de residência de cada um. Se a preparação for feita noutra paróquia, deverá ser entregue o documento comprovativo da mesma.

3. Os padrinhos devem ser baptizados, sendo necessário entregar nos nossos serviços a respectiva certidão de Baptismo.

4. Pelo menos um dos padrinhos deverá ter recebido o Sacramento do Crisma, que será necessário comprovar também, mediante certidão.

5. NOTA IMPORTANTE: Se nenhum for crismado, estarão presentes na celebração apenas como testemunhas.

6. Também só poderão ser padrinhos, se, sendo casados, o forem pela Igreja, o que também deve ser comprovado mediante certidão (normalmente é suficiente a certidão de baptismo). Se eventualmente forem apenas casados civilmente ou viverem em união de facto, estarão presentes na celebração apenas como testemunhas.

7. Para o Baptismo de filhos de pais solteiros, requer-se autorização por escrito de, pelo menos, uma das partes.

8. Deve ser entregue no Cartório Paroquial a Certidão de nascimento da criança.

9. Deve ser entregue no Cartório Paroquial, depois de preenchido e assinado, o impresso designado como PEDIDO DE BAPTISMO.

10. É solicitada uma contribuição espontânea para a Igreja (a entregar no final da celebração, após as assinaturas).


No SITE (Página da Internet) da nossa Paróquia (www.paroquiasfxavier.org) encontrará:

1) Um impresso que deve ser preenchido em computador cuidadosamente*, pois os dados irão para o Livro de Assento do Baptismo.
O endereço de email a utilizar é Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Se preferir, pode preencher manualmente um outro formulário e entregar no Secretariado Paroquial.

2) Também poderão ter acesso a todo Rito do Baptismo, disponível nesta mesma página.

Aconselhamos que escolham as leituras.

* Para preencher os formulários basta completar os campos com os dados, imprimir e entregar na Igreja ou enviar o formulário preenchido por email para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar