O nosso Prior

O Cónego José Manuel Santos Ferreira é o terceiro Prior da Paróquia de S. Francisco Xavier, desde a sua separação da Paróquia de Santa Maria de Belém, em 1980.

O Pe. José Andrade foi o primeiro pároco nomeado oficialmente, a 10 de Agosto de 1980, mas problemas de saúde forçaram-no a sair, tendo sido substituído em 1993 pelo Pe. António Colimão, que agora é igualmente substituído, também por razões de saúde.

Curiosamente, 36 anos depois, as duas Paróquias, mantendo identidades distintas, voltam a ter um mesmo pároco.

Nomeado a 16 de Julho pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, para substituir o Pe. António Colimão, gravemente doente desde Fevereiro de 2016, o Cónego José Manuel Santos Ferreira vai ter como coadjutor o Pe. Marcos de Carvalho Rodrigues Martins, ordenado sacerdote a 26 de Junho deste ano. e que será também coadjutor na Paróquia de Belém.

Natural de Lisboa, com 63 anos, o Cónego José Manuel dos Santos Ferreira, ordenado em 1977,licenciou-se em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa em 1978  e doutorou-se em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, em 1984.

Foi Pároco de Santa Maria de Olivais, entre 1984 e 1991, e em 1994 foi nomeado responsável da Paróquia de Santa Maria de Belém, onde vai continuar, acumulando com a Paróquia de S. Francisco Xavier.

É Cónego da Sé desde 1999, Assistente Diocesano da Acção Católica dos Meios Independentes (desde 1991) e foi Assistente religioso (Capelão Chefe) da Casa Pia de Lisboa (entre 1995 e 2010).

Entre 1991 e 2004 foi professor de "Cultura Cristã" no Instituto Superior de Educação e Ciências, sendo agora nomeado Pároco de S. Francisco Xavier (16 de Julho de 2016).

Além de numerosas palestras e conferências, publicou vários livros, entre os quais:

– O Espírito Santo em Agostinho de Hipona, Edições Didaskalia, Lisboa, 1987.

– Jesus Cristo, luz e sentido da solidão do homem, Editora Rei dos Livros, Lisboa 1989; tradução francesa: Jésus-Christ, lumière de la solitude humaine, Cerf, Paris 1993.

– “Dar um sentido à vida inteira”, Celebração Litúrgica, Outubro/Novembro de 2002, também disponível em: http://www.presbiteros.com.br/sacramentos.htm.

– “A Eucaristia como centro da vida cristã: ponto de chegada da iniciação cristã e ponto de partida para a maturidade da vida cristã”, Novellae Olivarum, 4, 2005, p. 39-49.

– “Sermões de Santo Agostinho em Honra do Mártir S. Vicente”, em: S. Vicente, Diácono e Mártir, Centro Cultural de Lisboa Pedro Hispano e Cabido da Sé Metropolitana Patriarcal de Lisboa, Lisboa 2005, p. 315-331.

– “O diálogo entre ciência, razão e fé no pensamento de João Paulo II”, Interacções, 3 (2006), p. 102-121, disponível em: http://nonio.eses.pt/interaccoes/index.htm

– “Uma vida intensa”, em: ISABEL VASCO COSTA, Ao toque do sino, DIEL, Lisboa, 2007, p. 187-206.

– “O Matrimónio: natureza e sacramento”, Lisboa, Associação Portuguesa de Canonistas, Cadernos 19, 2008.

- “O sacramento da Reconciliação, legado da Misericórdia de Deus”, em: Sinais da Misericórdia, Ed. do Santuário de Cristo Rei, Almada, 2016.

Nas suas tarefas pastorais terá como Vigário Paroquial (coadjutor) nas duas paróquias o Pe. Marcos Martins.

Natural de Lisboa, com 33 anos, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica, o Pe. Marcos esteve a trabalhar, antes da ordenação (a 26 de Junho deste ano), na Paróquia de São Nicolau, em Lisboa.

O seu percurso foi feito no Seminário dos Olivais, tendo passado igualmente pelas Paróquias de Alto do Lumiar (Lisboa), Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Arranhó.

Celebrou a Missa Nova a 10 de Julho, na Igreja de São Nicolau, Lisboa.