Igreja de Caselas


Ex-libris deste lindo bairro lisboeta, fica no topo poente da rua com o seu nome, à entrada do bairro pelo acesso de Monsanto.

Entre 1944 e 1949, quando se plantava o parque de Monsanto, nascia por instruções do antigo Ministério das Corporações um bairro de Casas Económicas, com 159 alojamentos, em moradias geminadas de dois pisos, uma escola primária, um clube recreativo, e a Igreja de Caselas, começada a construir em 1947. O projecto do bairro foi do Arquitecto Couto Martins e encarregou-se das obras o construtor António Mendes.

O Cardeal Patriarca de então, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, benzeu o bairro na sua inauguração, em 27 de Abril de 1949, e dedicou a igreja à Sagrada Família, bem como o bairro que tomou o nome de "Bairro de Casas Económicas de Sagrada Família de Caselas". Nessa altura o bairro ficou a fazer parte da freguesia de Nossa Senhora da Ajuda.

A 24 de Fevereiro de 1950 o Pe. Abílio da Costa Reis Lima foi nomeado Capelão de Caselas, tendo tido uma acção notável e tendo também tomado parte activa na fundação do Ginásio, do qual era o sócio número 2.

Em 24 de Julho de 1978 o Padre Francisco dos Santos Costa foi nomeado sucessor do Pe. Reis Lima, que falecera. Promoveu de imediato pequenos arranjos dando início a uma campanha de angariação de fundos para obras, que consistiram em: capela mortuária no sítio do baptistério e da saleta para reuniões, definitiva colocação de Fonte Baptismal, altifalantes, painel de azulejos alusivos ao Presépio, reparação de outro painel, colocação de uma artística grade de ferro para defesa e protecção da igreja e dos painéis de azulejos da entrada.

As obras, orçadas em perto de 209 mil escudos, começaram em Fevereiro de 1979, e terminaram em 1979, no 30º aniversário da inauguração da igreja, com festa muito concorrida.

Por diversas vezes a Igreja da Sagrada Família foi visitada por prelados ilustres: Em 1953 o Arcebispo de Cízico aqui pregou um tríduo preparatório da festa da Sagrada Família. Em 1959, quando da criação da freguesia de São Francisco Xavier, dois Bispos Missionários de Angola trouxeram em procissão a imagem de Francisco Xavier.

Presentemente, além de Baptizados e Casamentos, na Igreja de Caselas celebra-se a Eucaristia aos Domingos e à Quinta-feira, funcionando também outros serviços, como a Catequese e a Conferência Vicentina.