Antiga Igreja Paroquial

Criada há mais de 50 anos, em 1959, mas autónoma apenas desde 1980, a Paróquia de S. Francisco Xavier teve a sua sede num Pavilhão Pré-fabricado até 01 de Outubro de 2012, data em que toda a actividade paroquial foi transferida para a Nova Igreja Paroquial, cuja Dedicação e Bênção ocorreu a 03 de Dezembro de 2011, cerimónia presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.

A antigal Igreja Paroquial fora benzida a 03 de Dezembro de 1989, dia da festa do Padroeiro, por D. Albino Cleto, na altura Bispo Auxiliar de Lisboa que tinha a seu cargo a responsabilidade pela nova Paróquia.

Apesar da exiguidade das instalações, a nova Igreja Paroquial e o largo fronteiro foram palco das mais variadas actividades religiosas, culturais e de entretenimento levadas a cabo ao longo dos anos, de que se destacam, além das celebrações eucarísticas, as procissões, os concertos, os almoços, o Arraial de Santo António e a Venda de Natal, esta última a mais antiga iniciativa para recolha de fundos destinados à construção da Nova Igreja.

A antiga Igreja Paroquial está actualmente desactivada e foi arrendada a uma entidade que ali promove aulas de Yoga e de Pilates.